De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Animais de Companhia (Comac), 55% dos cachorros dormem dentro de casa e 23% ainda dormem com os seus donos.
Ao mesmo tempo que 12% dos pets têm um espaço de dormir só para eles, 11% ficam na sala e 9% ocupam o banheiro ou a lavanderia. Porém, quando o assunto é a saúde do animal e de seu tutor, quem prefere dormir com o cachorro precisa ficar atento e tomar alguns cuidados com esse hábito.
Por isso, existem alguns prós e contras que devem ser levados em consideração para evitar transtornos e doenças. Ficou curioso? Confira o nosso post!
Existem muitos cães que acompanham pessoas com Ansiedade Generalizada e Síndrome do Pânico como forma de trabalho. Provavelmente, esses animais latirão caso algo aconteça no meio da noite, e dormir com o cachorro poderá fazer você se sentir mais seguro. Pessoas nessa condição de saúde tendem a ficar mais calmas e relaxadas, com o sono mais tranquilo e profundo.
Uma pesquisa da clínica Mayo, nos Estados Unidos, avaliou 40 adultos sem distúrbios de sono e seus pets por cerca de 5 meses. Ambos tiveram dispositivos para avaliar seus hábitos noturnos.
O resultado é que a maioria dos envolvidos na pesquisa conseguiu dormir melhor na presença do animalzinho. Isso porque as pessoas, de modo geral, podem encontrar conforto ao dormir com seus pets, até porque eles são quentinhos e aconchegantes.
Conforme foi mencionado, ter um animal junto com você durante o sono vai passar a confiança necessária para que os envolvidos consigam dormir tranquilamente. Ter um bichinho que passe segurança, ajude a acalmar e aliviar o estresse, é o que todos querem na hora de dormir, certo?
Mas calma, nem tudo são flores. Isso porque, junto com todo o amor que os cães podem nos proporcionar, vem junto uma gama de micro-organismos que não podem ser vistos a olho nu, como bactérias, fungos etc. Afinal, os cães farejam tudo que encontram pela frente.
Os ácaros presentes no pelo do animal ou nas partículas de sua pele, podem causar alergia em qualquer idade e, para pessoas já alérgicas, a situação torna-se ainda mais perigosa.
Além disso, enquanto dorme, o cão pode sem querer nos arranhar e lamber esse machucado, o que aumenta as chances de ocasionar uma infecção. Isso para as mulheres grávidas, crianças pequenas, idosos e aqueles com o sistema imunológico debilitado, pode ser ainda mais nocivo.
Não se engane achando que é o único que pode sofrer com a decisão de dormir junto com o animal. Isso também pode influenciar bastante no comportamento do pet. Os cães podem ficar mais agressivos, inseguros, deprimidos e ansiosos, por exemplo.
Isso porque eles podem ter a sensação de serem donos do pedaço ou tornarem-se mimados e dependentes do tutor. Outro inconveniente é a possibilidade de marcarem território urinando na sua cama.
Ainda assim, se você viu mais vantagens do que desvantagens sobre dormir com o cachorro, certifique-se que ele tomou todas as vacinas e de dar banho semanalmente para que seja mais saudável dormir junto com o bichinho.
Você gostou deste post? Ainda tem alguma dúvida? Então, deixe um comentário aqui e compartilhe com a gente e com os outros leitores!