Saiba a importância da transfusão de sangue para pets
19 de dezembro de 2018
Que animais exóticos podem ser pets de estimação?
19 de dezembro de 2018

Ortopedista veterinário: o que ele faz e quando é indicado?

O ortopedista veterinário cumpre uma importante função para a saúde do seu bichinho e é um especialista muito requisitado no mundo dos animais de estimação. É ele quem diagnostica e trata problemas ortopédicos, como luxações, fraturas e patologias referentes aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets.

É importante levar em conta que os problemas de saúde mais comuns em cães e gatos envolvem patas quebradas ou luxações diversas. Isso mostra por que a presença de um ortopedista veterinário é fundamental na vida dos animais e seus tutores.

Por isso, você que cuida e preza pela saúde do seu animalzinho deve ficar atento a essa especialidade e aos seus serviços. Então, continue a leitura deste artigo, pois vamos trazer muitas informações sobre o assunto!

Serviços oferecidos pelo ortopedista veterinário 

Tratamento de doenças relacionadas aos ossos e às articulações

A artrose é uma das principais doenças que podem atingir diversas espécies de animais. Ela é caracterizada pelo desgaste da cartilagem responsável por proteger as articulações do joelho, coluna, cotovelo etc.

Essa doença possui quase que as mesmas características da artrite. Ambas são causadas pelo envelhecimento do animal e algumas outras mudanças, que podem ocorrer em sua estrutura e provocar a degeneração de sua articulação.

Apesar de não ter cura, o médico pode retardar o processo de degeneração, além de diminuir as dores que o bichinho sofre e oferecer uma melhor qualidade de vida para ele.

ruptura de ligamento cruzado cranial também é uma doença muito comum em animais e tratada pelo ortopedista veterinário. Geralmente, ocorre por conta de uma ruptura crônica causada pela fadiga crescente nas estruturas que compõem o joelho. Entre as suas principais causas, podemos citar traumas, obesidade e excesso de esforço sobre as articulações do joelho.

A doença pode ser tratada por meio de cirurgias, como a TTA e TPLO, caso seja necessário. Além disso, sessões de fisioterapia veterinária — que incluem acupuntura, quiropraxia, hidroterapia com esteira aquática e outros métodos medicinais — também podem aliviar os sintomas.

Há, também, a Displasia Coxofemoral e de cotovelo, uma das doenças mais comuns tratadas por ortopedistas veterinários e que atinge animais de grande e médio porte. A doença consiste na degeneração da articulação localizada entre a bacia e a cabeça do fêmur, causando muita dor e dificuldade de locomoção, principalmente ao pular e levantar.

Fraturas e traumas

Além das doenças, os pets também podem sofrer acidentes e se machucar de maneira grave. Nesses casos, geralmente é necessário realizar um procedimento cirúrgico para permitir a reabilitação do animal após as fraturas e luxações.

Um exemplo disso é a hérnia de disco, que pode ocorrer tanto devido a um trauma quanto por um problema degenerativo. As raças mais comuns a sofrerem esse problema são aquelas que possuem a coluna alongada, como Dachshunds.

Há também as deformidades angulares, que geralmente são causadas por traumatismos durante o processo de crescimento, má consolidação de fraturas ou mudanças congênitas.

Sinais de que o seu pet pode precisar de um atendimento ortopédico

É preciso prestar sempre atenção aos sinais que o seu bichinho pode emitir pedindo ajuda, até para que não haja um agravamento do quadro. Por exemplo, observe se o seu pet:

  • apresenta dor ao se locomover ou levantar;
  • chora ao realizar esses movimentos;
  • lambe frequentemente um membro específico do corpo;
  • apresenta inchaço ao redor de algum osso;
  • não se alimenta mais como normalmente;
  • sente dor ao defecar ou urinar.

Casa você note algum desses sintomas, é recomendado encaminhar seu animal para um ortopedista veterinário.

Tratamentos de reabilitação

Existem alguns métodos utilizados por esses especialistas que podem ser úteis para cuidar do seu bichinho de estimação. A seguir, veja alguns deles.

Serviço de atendimento e cirurgia

Esse é um dos principais serviços que a ortopedia veterinária pode e deve oferecer. Por isso, é preciso que a clínica escolhida ofereça todo o aparato exigido para realizar os primeiros atendimentos e providenciar as cirurgias de grande complexidade, caso haja necessidade.

Além de oferecer uma infraestrutura adequada, a clínica também deve fornecer aos tutores dos animais um relatório de atendimento com informações sobre o retorno ao local, se necessário.

Fisioterapia

Após a cirurgia — recomendada em muitos casos —, a fisioterapia é uma das melhores soluções para tratar diversas doenças ortopédicas. O método consiste em uma série de exercícios e aplicações de aparelhos, que devem relaxar e fortalecer a musculatura para aliviar a dor.

Hidroterapia

A hidroterapia possui o mesmo objetivo da fisioterapia, de relaxar e fortalecer os músculos para tornar os animais mais reabilitados após o procedimento. A diferença entre as duas técnicas é que, nessa, há o uso da água como principal mecanismo de recuperação, sendo de extrema importância para atuar no sistema nervoso, circulatório e térmico.

Acupuntura

A essa altura do campeonato, você já deve ter percebido que não é só os humanos que precisam e podem utilizar determinadas técnicas. A acupuntura é um exemplo disso, podendo ajudar os animais que sentem dores crônicas, sistêmicas e osteomusculares.

O tratamento é um método chinês com o intuito de proporcionar equilíbrio energético ao corpo, e consiste na introdução de agulhas em locais estratégicos para o maior controle de doenças e dores.

Como vimos, para oferecer o melhor atendimento ao seu bichinho, é preciso contar sempre com as melhores clínicas de ortopedia veterinária. O Centro Veterinário Cães e Gatos oferece para os seus clientes uma gama de serviços que nenhum hospital veterinário da região oferece, além de um atendimento 24 horas por dia.

O Centro conta com petshop, banho e tosa, além de ser um one stop shop em que se pode realizar todos os exames possíveis, sem a necessidade de encaminhamento para um laboratório. O hospital atende todas as especialidades, não apenas aquelas cobertas pelo ortopedista veterinário, e possui equipamentos para diagnósticos que vão desde raio-x até ressonância.

Gostou deste texto? Entendeu a importância do ortopedista veterinário e gostaria de conversar com um profissional sobre a condição do seu pet? Entre em contato conosco e marque uma consulta para cuidar da saúde do seu bichinho. Estaremos esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *