Você sabia que mais de 80% dos cães e gatos apresentam algum problema na boca, como: doença periodontal, halitose, cárie, reabsorção dentária dos felinos e câncer?
A doença periodontal é a que apresenta mais alto índice de ocorrência. É causada pelo acúmulo da placa bacteriana nos dentes e nos demais tecidos orais, causando lesões nas estruturas adjacentes que dão suporte aos dentes, que são o osso alveolar e a gengiva. Como complicações decorrentes da doença periodontal, além de causar mobilidade dentária e perda deste, são descritas lesões em diferentes órgãos: coração, fígado e rins. O que remete para sua gravidade e importância, podendo levar o animal à morte.
O cálculo dentário (tártaro) é formado pela mineralização da placa bacteriana. O pH aumentado, alcalino, da cavidade oral de cães, favorece a calcificação do cálculo dentário. Por este motivo, os cães, que possuem pH bucal entre 7,5 e 9,0,apresentam maior acúmulo de cálculo do que o ser humano, que apresenta pH bucal em torno de 7,2.
Quando o cálculo já está formado, ele não pode ser eliminado por escovação dentária, devido às suas propriedades de dureza e aderência. Então, o cálculo só poderá ser removido com auxílio de tratamento profissional.
A prevenção surge como um aspecto essencial na doença periodontal, no sentido de reduzir a incidência e gravidade, bem como na manutenção de dentes saudáveis durante toda a vida. A prevenção requer remoção da placa sub e supra gengival por meio de escovação, ação mecânica, que deve ser realizada uma vez ao dia, junto com a utilização frequente de produtos mastigáveis indicados pelo dentista veterinário.
As infecções da boca podem causar a endocardite bacteriana, para quem ainda não conhece, a endocardite é o nome dado às afecções, infecciosas ou não, do endocárdio, camada interna do coração da qual fazem parte as válvulas cardíacas. O comprometimento da saúde bucal está diretamente associado à endocardite infecciosa. A doença afeta o coração com rapidez e pode comprometer as funções vitais, exigindo internação prolongada ou levar o animal à morte.
Importante:
A causa da endocardite bacteriana é a presença de agentes infecciosos no sangue, que pode ocorrer de uma atividade normal como a mastigação. O diagnóstico se faz por métodos de ecocardiografia e por exames de sangue. O tratamento visa controlar a infecção e a correção do fator que predispôs a endocardite como o TRATAMENTO PERIODONTAL.
O hospital veterinário Cães e Gatos 24H oferece o Serviço de Odontologia Veterinária de Pequenos Animais com uma especialista na área, com auxílio de equipamentos odontológicos adequados ao atendimento.
Disponibilizamos consultas e intervenções cirúrgicas odontológicas como:
Caso perceba qualquer alteração na boca do seu animal como salivação excessiva, mau hálito, perda de dentes, coceira, dentes escuros, fraturas dentárias, dor, aumento de volume em face ou gengiva e alongamento dentário em roedores traga para uma consulta com a nossa dentista veterinária.
Realize exame oral regularmente, é melhor prevenir as doenças do que tratá-las.
Texto: Dra Samira L. Abdalla Baptista CRMV:20.551