O banho em filhotes é um assunto que ainda causa muita dúvida entre as pessoas. É comum querer ter seu pet sempre limpo e cheiroso, ainda mais quando ele vive dentro de casa, sobe na cama, sofá etc. Mas, afinal, quando é recomendado dar o primeiro banho nele?
O ideal é esperar pelo menos até o segundo mês de vida para dar o primeiro banho e, caso o peludo ainda não tenha tomado todas as vacinas, o banho deve ser dado em casa, pois em pet shop ele ficaria muito exposto a fatores prejudiciais a sua saúde frágil.
Muitas questões surgem relacionadas aos cuidados necessários no primeiro banho em filhotes. Pensando nisso, neste post abordaremos o assunto um pouco mais. Confira!
Ao escolher o dia para dar o primeiro banho em seu filhote, prefira sempre um dia quente e ensolarado para evitar que o peludo fique exposto a friagem. Se estiver no inverno, o melhor é aguardar um dia mais agradável. Para minimizar a sujeira e o mau cheiro, você pode limpar o animal com produtos específicos para banho a seco em filhotes.
Nós, humanos, temos tendência a preferir tomar banhos frios durante dias quentes, mas o mesmo não se aplica aos filhotes. É preciso que a água esteja de acordo com o clima para evitar uma variação muito brusca de temperatura, o que pode prejudicar o funcionamento metabólico do animal.
O ouvido é um dos pontos que merecem mais atenção e cuidado na hora do banho, pois é extremamente propício para a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, tampe o ouvido de seu pet com algodão antes do banho e seque muito bem assim que terminar, garantindo que não fique úmido.
Existem diversos produtos específicos para filhotes, não à toa. A pele deles é mais delicada e exige cuidados específicos para não resultar em alguma alergia ou até mesmo dermatites, que são infecções na pele. Por isso, não subestime o uso de produtos adequados para filhotes.
Outro ponto extremamente importante para evitar fungos e bactérias é secar muito bem o animal após o banho. Comece com uma toalha para retirar o excesso de água e depois use uma outra, seca, para sugar ao máximo a umidade.
Após isso, finalize com o secador para garantir que o pelo fique 100% seco. Mas tenha muito cuidado com a temperatura para não machucar o animal!
Esses são os principais cuidados que devem ser tomados ao dar o primeiro banho em filhotes. É importante evitar banhos em curtos intervalos, pois dessa forma você pode prejudicar a proteção natural da pele do animal, deixando-o exposto a alergias e problemas de pele, por exemplo.
O ideal é que animais de pelos curtos tomem banho a cada 15 dias no verão e 30 dias no inverno. Já os de pelos longos exigem um cuidado maior, então é indicado banhar a cada 15 dias tanto no verão quanto no inverno, além da escovação diária para evitar mau cheiro e nó nos pelos.
Agora que você já sabe quais são os cuidados básicos que devem ser tomados ao dar banho em filhotes, confira nosso post especial sobre doenças de pele!