Os mistérios que rondam a existência dos felinos tornam esse animal ainda mais fascinante. As curiosidades sobre gatos são muitas e cada uma bem mais surpreendente que a outra. De fato, quem convive com algum bichano conhece seus hábitos e manias mais frequentes, mas, muitas vezes, não sabe o que, na verdade, querem dizer.
Algumas práticas, como se lamberem muito e ronronarem já são conhecidos pela maioria das pessoas, assim como seus superpoderes de verem no escuro, pularem muito alto, ouvirem melhor que os cães, entre outros. Se você quer conhecer mais sobre os nossos pets cheirosos, dorminhocos e cheios de amor para dar, continue a leitura.
Neste post, vamos enumerar algumas curiosidades sobre gatos e suas devidas explicações. Continue conosco e confira!
Se você tem um felino em casa, certamente, já conhece esse hábito. Quando se deparam com um móvel de madeira ou algo parecido, os gatos não hesitam em afiar suas garras no objeto.
Na verdade, esse hábito nada mais é que o bichano desgastando sua unha, que cresce sem parar. Com isso, a unha velha cai e logo a nova, que vem por baixo, é exposta. Esse hábito faz parte do instinto felino que o prepara sempre para a caça.
Outra explicação para esse hábito é a utilização do odor que exala das patas para demarcação do local. Ele demarca o território como sendo dele, com o seu cheiro.
Animais de vida noturna, os gatos enxergam à noite 7 vezes mais que os humanos. Mas precisam de um pouco de luz para se guiarem. No entanto, no breu absoluto se saem melhor que nós, pois contam com as vibrissas (bigodes), que funcionam como sensores, evitando que eles batam nas coisas.
Os tutores de gatos sabem que quando eles estão felizes e satisfeitos eles ronronam feito um motorzinho. Alguns especialistas acreditam, no entanto, que o ronronar pode advir de outros motivos que ainda não foram definidos e que não seja apenas por felicidade e satisfação — creem que eles ronronam também por estarem com medo ou dor.
As patas do felino possuem o tato muito aguçado e uma grande sensibilidade caçadora. São regiões extremamente sensíveis, contam com receptores e garras cheias de nervos. Por conta disso, sentem-se muito incomodados quando alguém toca nessa região.
Se você tem gato em casa, repare no seu rabinho. Geralmente quando fica levantado deve ser visto como um sinal de carinho. Pode ser direcionado tanto para o ser humano, como para outro felino ou cão do qual goste.
Como o paladar e o olfato do felino estão ligados, ele reage com a boca aberta toda vez que sente um cheiro forte. Na verdade, ele sente melhor o cheiro se também o sentir pela boca.
É comum, quando filhotes ainda, que os gatos, ao mamarem, fiquem como se estivessem massageando a mãe. Eles chegam a ronronar ao mesmo tempo. Gatos adultos não perdem esse hábito, eles continuam “amassando pão”, só que não mais na mãe, pode ser em algum objeto fofo, no seu dono ou mesmo em qualquer pessoa com a qual tenham amizade.
Os gatos são animais extremamente limpos. São capazes de se lamber após colocarmos a mão neles, mesmo que ela esteja limpa. Por isso, é comum você sempre se deparar com um gato se lambendo. A auto-higienização é uma forte característica do comportamento felino.
Essas são algumas das curiosidades sobre gatos que os deixam mais interessantes ainda. Quem tem um bichano sabe que a cada dia eles nos surpreendem com brincadeiras e carinho. O gato é um animal de personalidade forte, mas que sempre demonstra carinho e afeto pelo dono.
O que você achou dessas curiosidades? Bem legais, não é mesmo? Compartilhe este texto em suas redes sociais. Seus amigos que amam gatos vão adorar!