Assim como na medicina humana, existem diversas especialidades veterinárias para você levar seu pet em casos de alguma emergência ou anormalidade. Para isso, é necessário que você conheça melhor cada uma delas, para que servem e quais sintomas indicam a necessidade de levar seu pet a um profissional especializado.
As especialidades vão desde as mais básicas como fisioterapia, ortopedia, oftalmologia e dermatologia até as mais complexas como odontologia. Esses diferentes tipos de atendimento servem para conferir mais qualidade de vida ao seu animal e para tratar casos específicos que necessitem de maiores cuidados.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira no post de hoje essas 5 especialidades veterinárias essenciais para a saúde do seu pet!
A fisioterapia veterinária tem como principal objetivo restaurar, manter e promover a melhora da função e aptidão física dos animais, assim como garantir o bem-estar e melhorar a qualidade.
Pode ser empregada em distúrbios ortopédicos, neurológicos e musculares, além de tratamento de feridas, obesidade e condicionamento físico. Como modalidades fisioterápicas, podemos citar:
Os principais exemplos de aplicabilidade da fisioterapia veterinária são:
A ortopedia veterinária é a especialidade que trata de doenças que envolvem o sistema ortopédico e motor, bem como cuida em alguns casos de acidentes. Durante a juventude, os animais são mais propensos a algumas doenças de crescimento, congênitas, com predisposição genética e racial. Contudo, os adultos não estão livres de doenças também.
As doenças mais comuns são:
Existem alguns sintomas que devem ser observados com mais cautela para saber se seu pet precisa de um veterinário dessa especialidade. Alguns dos principais sintomas que representam a presença da dor no animal são:
Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver afecções oculares ao longo da vida e precisam de cuidados específicos. Graças ao avanço da medicina veterinária e suas especialidades, a expectativa de vida dos animais domésticos está cada vez maior.
O veterinário oftalmologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades nos olhos. Entre elas, as mais comuns são:
Os principais sintomas de uma doença ocular que precisam ser analisados com maior cautela pelos tutores são:
Não é raro encontrarmos tutores que se queixem de algum problema de pele em seu peludo, principalmente em determinadas raças como Pug, Dachshund, Schnauzer, Spitz Alemão, West White Highland Terrier e Cocker Spaniel que apresentam maior predisposição para doenças congênitas e genéticas e predisposição maior para alergias.
A lista de problemas de pele é bem extensa, mas existem algumas que são mais comuns entre os animais domésticos. São elas:
Ao perceber algum dos sintomas abaixo, é indicado procurar imediatamente um médico veterinário especializado em dermatologia para que seja feito um diagnóstico adequado do animal:
Não são apenas os humanos que sofrem com problemas bucais, os animais também são afetados — e muito — com os sintomas relacionados às doenças que necessitam de atendimento especializado em odontologia veterinária.
Os problemas mais comuns são:
No caso de problemas bucais nos animais, um dos maiores receios e dificuldades dos tutores é conseguir identificar quando algo não anda bem. Contudo, existem diversos pontos que podem indicar que o peludo precisa de uma ida ao profissional especializado. Dentre elas, destacamos:
É extremamente importante poder contar com um hospital veterinário conceituado e de qualidade, que ofereça todas as especialidades listadas no post, realize exames e dê acesso a todos os equipamentos necessários para diagnósticos. Somente um bom profissional será capaz de realizar um diagnóstico correto da saúde do seu animal.
O Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atende todas essas especialidades veterinárias e muito mais, além de possuir todo tipo de equipamento para diagnósticos, desde raio-X até ressonância, tudo para cães e gatos.
E aí, gostou do post e quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco agora mesmo!